Maçapão ou docinho de amêndoa

13-05-2014 17:05

 

Faço sempre para o aniversário do pequeno e se gostam de amêndoa ou do típico doce fino algarvio vão adorar esta receita! No aniversários costumo etiquetar como "Docinho de amêndoa", mas no fundo nada mais é do que maçapão! Eu, que adoro o Doce Fino algarvio, estes docinhos assemelham-se bastante, excepto porque não têm fios de ovos no interior, mas é uma delícia e costuma fazer imenso sucesso! Aqui vos deixo a receita, é super fácil, dá uma imensa quantidade e são deliciosos!
 

Ingredientes:

- 250g de açúcar
- 250g de amêndoa pelada
- 1 clara de ovo
 

Preparação tradicional

- Pulverizar  o açúcar com a varinha mágica, quanto estiver em pó juntar as amêndoas e triturar muito bem até fica tudo em pó! Por fim incorporam a clara de ovo, durante algum tempo, até ficar uma espécie de massa brilhante! Não estranhem se parecer muito "gorduroso" é o óleo da amêndoa, quanto mais oleoso, melhor será de moldar em pequenas bolas! Com as mãos façam uma bola grande com toda a massa (é natural se pingar um pouco de óleo de amêndoa) e podem moldar em pequenas bolas ou em algum formato que desejem! Depois levam um pouco ao frigorífico e fica maravilhoso para começar a saborear :-) Eu pessoalmente prefiro no dia seguinte, por ser Verão vai ao frigorífico, caso contrário não haveria necessidade!
 

Preparação Bimby

- Pulverizar  o açúcar 20 seg/Vel 9
- Juntar as amêndoas e triturar 1min/ Vel 7
- Incorporar a clara de ovo e programar 35 Seg/Vel 3
 
Não estranhem se parecer muito "gorduroso", é o óleo da amêndoa, quanto mais oleoso, melhor será de moldar em pequenas bolas! Com as mãos façam uma bola grande com toda a massa (é natural se pingar um pouco de óleo de amêndoa) e podem moldar em pequenas bolas ou em algum formato que desejem! Depois levam um pouco ao frigorífico e fica maravilhoso para começar a saborear :-) Eu pessoalmente prefiro no dia seguinte, por ser Verão vai ao frigorífico, caso contrário não haveria necessidade!
 
 
DICA: Se ao moldarem vos parecer ainda muito esfarelado e de difícil homogeneidade, repitam o processo com mais uma clara de ovo! Aqui está mais uma forma de aproveitarem claras, tal como aconselhei neste artigo!
 
 
Espero que gostem! Bom apetite!