Dicas para iogurtes caseiros

02-07-2013 16:28
 
Muitos são os poupadinhos que se queixam de terem feito iogurtes caseiros e a coisa não ter corrido propriamente bem! Aqui vos deixo as minhas  dicas,  algumas delas aprendi no blog No soup for you quando comecei na aventura dos iogurtes caseiros.
 
Ora então leiam com atenção:
 
- No processo de fermentação dos iogurtes a temperatura é um factor fundamental. Se a mistura estiver demasiado quente, os microorganismos morrem e não se reproduzem, se estiver baixa, poderá não ser suficiente para que eles se reproduzam. 50ºC é a temperatura ideal para a fermentação decorrer nas melhores condições.


- Pode ser usado leite magro, meio gordo ou gordo, à temperatura ambiente. Caso queira os iogurtes bem consistentes, se usar leite magro é conveniente deixar que fermentem mais 2 horas.


- O leite em pó contribui para que os iogurtes fiquem com uma boa consistência, mas se usado em excesso altera o sabor.


- Utilizo sempre um iogurte natural de marca branca, com a máxima validade disponível, mas pode-se usar 1 iogurte com aromas ou ainda um caseiro dos últimos feitos.


- Para fazer iogurtes com fruta fresca, esta deverá ser sempre pasteurizada, devendo para tal fervê-la com açúcar e deixar arrefecer antes de juntar o leite. Se não o fizer, muito provavelmente os iogurtes ficarão talhados. No entanto, há frutas cujas enzimas dificultam a fermentação (frutos  vermelhos, ananás natural, por ex), aumentando a probabilidade dos iogurtes talharem, mesmo que sejam previamente cozidas. Nestes casos, se fizerem iogurtes naturais mas querem sabor, distribuam compota do sabor que desejam por cada um dos copinhos e vertam por cima a mistura de iogurte natural para fermentar. Assim resulta sempre.


- Se não tiverem iogurteira, distribuam a mistura por copinhos com tampa. Embrulhe-os numa manta polar e deixe-os a fermentar durante 10 a 12h no forno já desligado, previamente aquecido a 50ºC.
 
- Se for feito na Bimby, podem fermentar e embrulhar o próprio copo na manta e só distribuir nos copinhos depois de fermentados.