Bolo de cenoura com cobertura de chocolate

15-03-2014 19:39

 

E como o prometido é devido, e todos sabem que quando eu prometo cumpro, cá estou eu hoje para dar a receita do bolo do desafio de ontem! Pois bem, a fotografia foi tirada ainda o bolo estava morno, acabadinho de fazer, portanto caso a cobertura vos possa parecer um pouco líquida descansem que não é isso que vai acontecer se fizerem esta receita, a cobertura ficou perfeita, eu é que tenho esta mania de abrir bolos ainda quentes e comê-los logo (não resisto, desde pequenina que fazia isto com os bolos da minha mãe) e não consigo combater este vício! Esta receita está longe de ser mérito meu, é uma receita básica de bolo de cenoura com cobertura de chocolate, mas eu faço-a do livro base de receitas Bimby, no entanto, deixo-vos também como preparar o bolo com a batedeira para quem não tem robot de cozinha! Na receita original, o bolo só leva cobertura (quantidades que coloquei neste post), mas eu resolvi duplicar a receita da mesma e assim coloquei também recheio, eu sou daquelas que quanto a recheios e coberturas mais vale a mais do que a menos :-) e se desejarem fazer o mesmo, só terão que duplicar a receita da cobertura! É um bolo bem grande, e que contas feitas (excepto luz, água, gás e trabalho) fica aproximadamente por 2€, o que o torna bastante poupadinho! Aqui fica, super fácil e delicioso, espero que gostem!

 

Ingredientes: 

- 250 g de cenoura (0,16€)
- 4 ovos (0,55€)
- 110g de óleo (ou 1 iogurte natural em alternativa, é bem mais saudável e o efeito é o mesmo) (0,20€)
- 320 g de açúcar (0,32€)
- 220 g de farinha (0,09€)
- 1 colher de sopa de fermento em pó para bolos    
 
Cobertura: 
- 40 g margarina (0,14€)
- 70 g açúcar (0,07€)
- 40 g chocolate em pó (0,40€)
- 40 g de leite (0,03€)
 
 
PREPARAÇÃO tradicional:
Ligar o forno a 180ºC. Num recipiente colocar a cenoura e passar com a varinha mágica até estar desfeita! Juntar os restantes ingredientes excepto a farinha e o fermento e bater com a batedeira até ficar uma massa homógenea. Juntar a farinha e o fermento e envolver tudo. Levar ao forno durante 30 minutos mas ir testando com um palito.
 
Para a cobertura, juntar todos os ingredientes num fervedor e ir mexendo até ferver e ter uma calda homogénea, por fim colocar por cima do bolo. Se desejarem com recheio, devem partir o bolo ao meio, mas esperem um bocadinho, não abram logo a ferver para não correr o risco de se partir (embora este bolo se aguente bem). 
 
 
PREPARAÇÃO Bimby: colocar a cenoura no copo e 15seg/vel 9. Juntar os restantes ingredientes excepto a farinha e o fermento, 1min/vel 6. Juntar a farinha e o fermento e 15seg/vel 3. Levar ao forno durante 30 minutos mas ir testando com um palito.
 
Cobertura: Todos os ingredientes no copo da Bimby (não precisam lavar da massa do bolo) e programar 8min/Varoma/Vel 2! Se duplicarem a receita, aumentem o tempo para 10 min.
 
Bom apetite!