POUPAR em festas de aniversário

21-04-2014 21:31
Reedição
O meu pequenote faz anos daqui a 1 semanas! 3 aninhos maravilhosos, passados ao lado de um amor que nunca pensei vir a conhecer, o incondicional, onde tudo na vida passa a ser para e por ele! Mas não é do Isaac que venho falar hoje, mas sim de uma coisa que muiiiiiitos poupadinhos me pedem há imenso tempo, e que eu tenho vindo a adiar, mas agora não podia deixar de fazer este artigo, até porque também é um guia para mim!
 
O tema central é “como organizar uma festa de aniversário” assim mais para o poupadinho, então vamos lá:
 
1º - Não deixar as compras para a última da hora
 
2º - 1 mês ou 3 semanas antes do dia da festa, começar a verificar promoções que interessem  boas para fazer stock, e comprar logo as quantidades necessárias (refrigerantes, batatas fritas, rissóis, croquetes, pratos de plástico, entre outros), por exemplo foi há mais de 1 mês que fiz este avistamento no Jumbo, faltava bastante, mas como o miúdo adora o Spiderman, não hesitei em comprar logo e foi uma bela poupança.
 
3º - Fazer um estudo de mercado e concluir se certas preparações serão (relembrando o trabalho que dão, se têm tempo para tal, o preço etc) mais baratas fazendo ou comprando.
 
4º - Tenham o cuidado de preparar a festa com produtos que têm na despensa em vez de fazer uma lista repetida e gastar dinheiro em produtos que já têm em casa. Exemplo: Porquê comprar 2 quilos de farinha e de açúcar, se os têm na vossa despensa e ainda dentro da validade? Aproveitem para usar esses produtos, e assim poupam no orçamento deste mês.    
 
5º - Reduzam a lista de convidados às pessoas que realmente gostam, se for o caso de ser aniversário de crianças perguntem ao aniversariante quem quer que esteja presente, mesmo com 3 anos eles não se esquecem de quem mais gostam, e essas são as pessoas que realmente devem convidar.
 
6º - Numa fase inicial, sabemos que as festas são mais para os adultos que para as crianças, crianças de 1, 2, 3 anos, mal comem nas festas e querem é brincadeira, umas gelatinas, sandes, gomas e batatas fritas é o suficiente, no entanto são as festas mais caras que fazemos porque os pais ainda ficam nas festas a acompanhar os filhos, e essa é a nossa preocupação, que não falte nada aos adultos! Assim que as crianças começarem a crescer, organizem as festas mesmo para as crianças, os pais vêm deixar os gaiatos, vão à sua vidinha e voltam depois para os vir buscar (obviamente existem adultos que os próprios pais fazem questão que estejam nas festas, e não acho que devam abrir mão disso, estabeleçam é prioridades).
 
7º - Uma decoração gira faz a diferença! Hoje em dia estão muito na moda as festas temáticas! Mas comprar toda uma decoração, com a bonecagem que os miúdos gostam fica caríssimo! Comecem pelos convites "caseiros", ficam um must e muito poupadinhos! O que faço sempre é comprar o material base, copos, pratos em branco e fazer fotocópias do boneco escolhido, recortar e colar, fica muito giro e muito mais barato! Podem fazer um género de bandeirinhas no computador, a indicar qual o bolo, ou a sobremesa e espetar nas várias iguarias! Também nessas bandeiras colocam o boneco animado escolhido, enche a mesa e não passam a festa toda a dizer "Isto é mousse de limão; este bolo é de cenoura, estes folhados são de salsichas" ;-)! 
 
8º - Uma coisa que fica muito em conta é utilizar como toalha de mesa o papel de embrulho, em vez de comprarem toalhas temáticas! Quando o meu filho fez 1 ano, a festinha foi do Mickey! Tive imensa sorte e andava a passear na Primark quando encontrei aqueles tubos de papel de embrulho! Eram 4 metros de papel, do Mickey e estava somente a 15 cêntimos (comprei dois tubos e a mesa ficou espectacular, muito, mas muito bonita mesmo) e passou mesmo por uma toalha de festa! Em vez de ter gasto 4 ou 5€ gastei aqui somente 30 cêntimos, é preciso é atenção e imaginação! 
 
9º - No conservar é que está o ganho! O ditado não é bem assim, mas aqui aplica-se na perfeição! Continuo a usar há 3 anos consecutivos a mesma faixa do Mickey e amigos que diz "Happy Birthday"! Está como nova, comprei-a para o 1º aniversário do príncipe, e tenho-a guardado sempre, quando chega o aniversário dele, esqueço-me sempre que a tenho e depois ali está ela à minha espera e o certo é que faz uma decoração giríssima, mas só gastei dinheiro uma vez! Também guardei o poster daqueles que diz "A festa é aqui" e também o tenho usado sempre! Resumindo, tudo aquilo que vos parecer em condições de usar novamente, guardem muito bem e com cuidado, estarão a poupar para uma outra ocasião. 
 
10º - Conselhos de delícias que ficam em conta e fazem uma festa memorável (melhor ainda se tudo foi comprado em promoção e/ou com vales) não precisam de fazer tudo isto, escolham só umas quantas coisas:
- Patê de atum ou de delícias do mar servido numas tostas
- Quiche de atum ou frango
- Gelatinas
-Gomas caseiras
- Batatas fritas
- Folhado de salsicha
- Bolo de chocolate
- Bolacha Maria 
- Tarte de natas
- Pizza
- Frango assado ou febras panadas
- Mousse de limão
- Rissóis, croquetes, pastéis de bacalhau, etc
- Numa laranja espetar palitos onde colocarão 1 mini queijo, fiambre e azeitonas (ou pickles), nas minhas festas isto simplesmente desaparece.
- Frutas ou espetadas de frutas (o ano passado tinha umas uvas enormes na mesa, os miúdos acharam piada e comeram-nas todas)
- Bebidas (prefiram garrafas de 2 litros, no dia-a-dia não dá jeito, mas para as festas é o ideal)
 
- Podem ainda ver aqui a receita de um bolo de aniversário caseiro muito bom! Faz vista, é grande, é delicioso e não fica nada caro!
 
 
Espero ter ajudado, em caso de dúvida não hesitem em contactar-me.