Leite de côco caseiro

14-04-2014 22:46

 

Um produto que gosto imenso de usar em cozinha é o leite de côco! Em qualquer caril então nunca falha, mas existem muitos outros pratos onde gosto, e faço questão de usar! Mas por norma é um artigo caro, tendo em conta a quantidade de cada embalagem/lata/garrafa! Comecei então a fazê-lo em casa, desde que tenho Bimby, e desde aí nunca mais comprei (só quem tem uma Bimby e lhe dá bom uso é que sabe o quanto esta "menina" é um investimento que em muito pouco tempo fica pago) e fica maravilhoso! Muito barato, delicioso e super fácil! Não sei se numa preparação tradicional funcionará bem, devido às velocidades, mas para os corajosos, é uma questão de tentar! Vejam o que precisam para ficar com meio litro de leite de côco :-) Mais uma fantástica poupança!
 

Ingredientes:

100g de côco ralado
500g (ou 500 ml) de leite
 
Preparação na Bimby:
Coloque o côco ralado no copo  e programe 15/Vel 9.
Acrescente o leite e programe 2min/Vel.9/37º
Se ficar muito espesso podem utilizar um pouco de água. Conservar no frigorífico num tupperware hermético ou numa garrafa bem fechada. Dura cerca de 2 semanas.
 
 
Preparação tradicional:
Colocar o côco ralado num recipiente e transformá-lo me pó com a ajuda da varinha mágica.
Colocar o leite e o côco numa panela e quando estiver a 37º graus (só usando um termómetro específico) mexer vigorosamente, talvez com a varinha mágica ou batedeira, até ficar espesso.
Se ficar muito espesso podem utilizar um pouco de água. Conservar no frigorífico num tupperware hermético ou numa garrafa bem fechada. Dura cerca de 2 semanas.