Iogurtes caseiros

17-06-2013 01:42
Poupadinhos, cá fica a receita dos iogurtes caseiros que tanto me pediram :-) Esta receita dá 16 iogurtes e ficará por aproximadamente 1,70€ (sem contabilizar energia, mas estamos a falar de 5 minutos de luz, nada de especial)

Eu faço na Bimby (como muita gente apostou ehehe) mas também posso fazer na panela! Vou dar-vos a minha receita da Bimby, esta foi inventada por mim e o meu marido diz que são os melhores iogurtes que já comeu :-D Para quem tem crianças, pelo menos o meu de dois anos adora! Aqui vai:


- 400 gm de pêra
- 100 gm de açucar
- 12 bolachas maria

5 min, varoma, vel 1. De seguida triturar 15 segundos vel 5! Se quiserem mais cremosos deixem triturar um pouco mais.

Quando a fruta arrefecer, juntar:
1 litro de leite
1 iogurte (natural ou de outro sabor qualquer, eu costumo usar tutti-fruti marca Pingo Doce)
50 gm de leite em pó (eu uso Nido)

Programar então 4 min/50º/Vel. 4

Terminado este tempo, não destapar o copo, simplesmente tirá-lo da máquina e abafá-lo com uma manta durante 12/13 horas! Depois de enrolar a manta no copo também costumo pôr um saco! Quando é verão deixo mesmo de fora, quando está mais frio deixo o copo dentro do forno, só para garantir que não apanha nada do frio que está cá fora! Passados as 13 horas estão super cremosos e espessos e toca de pôr nos copinhos! São uma maravilha!

Para quem não tem Bimby a receita é a mesma, mas aquecem primeiro somente o leite na panela, e quando estiver um pouco acima do morno, fazem a mistura anteriormente cozinhada e passada (fruta, bolachas e açucar), depois adicionam ao leite com a temperatura acima de morno os restantes ingredientes e mexem! Com toda a receita a cerca de 50º devem então abafar a panela, com uma manta, e deixá-la durante 12 horas num local quentinho da casa! Muitas pessoas ainda optam pela iogurteira, e pelo que oiço dizer é uma óptima opção!

 

Como podem ver, vamos imaginar que faço iogurtes 3 vezes por mês! Significa que faço 48 iogurtes, e que só gasto 5,10€ por mês! Agora façam as contas, quando alguns packs de 4 unidades mesmo com promoção custam 1,40€, 48 iogurtes ficariam por 16,80€, se fosse sem promoção 33,60€! É claro que podem sempre recorrer a iogurtes muito bons de marca branca, e que também ficam baratos, mas assim já sabem que têm outra opção! Atenção que se optarem por fazer iogurtes naturais fica ainda mais em conta, eu prefiro fazer com fruta fresquinha :-)

 

Outro ponto importante é não fazer iogurtes com frutos vermelhos, por norma tem tendência a coalhar e ficam demasiado líquidos!

 

Por fim, deixo-vos com a informação de que a validade dos iogurtes caseiros é mais ou menos a mesma validade que vem no iogurte de compra que usaram! Mas por experiência sabemos que duram ainda mais uma semaninha!

 

Espero ter ajudado, e que com isto reduzam o vosso orçamento, pois pelas mensagens que me chegam, boa parte do orçamento das famílias vai para os iogurtes!